terça-feira, 31 de agosto de 2010

Olá meninas! me desculpem o sumiço estou muitoooo atarefada aqui na empresa!! mas todo dia me cobro de entrar pra dar uma espiadinha...bom minha alimentação esta melhor essa semana que passou não chega a 80% de melhora mas acredito que melhorei uns 60%, ainda ando escorregando bem, mas não vou desistir um dia eu me acerto.








Vejam o texto interessante que li essa semana:







RIO - Brasileiros e brasileiras de todas as idades brigam cada vez mais contra a balança. A análise de Antropometria - Estado Nutricional de Crianças, Adolescentes e Adultos no Brasil - da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2008-2009, divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que 33,5% das crianças entre 5 e 9 anos de idade apresentam excesso de peso, enquanto entre os jovens de 10 a 19 essa fatia é de 20,5% do total.











O estudo divulgado pelo IBGE acrescenta que, entre os brasileiros com mais de 20 anos de idade, o excesso de peso é uma realidade para 49%, com maior incidência entre os homens, com 50,1%, do que entre as mulheres, com 48%.









"O excesso de peso e a obesidade são fenômenos crescentes e aparecem de forma generalizada", afirmou a coordenadora de trabalho e rendimento do IBGE, Márcia Quintsler.









Entre as crianças de 5 a 9 anos de idade, a maior incidência de excesso de peso ocorre entre os meninos com 9 anos, uma vez que 37,5% do total nesta faixa etária estão com peso considerado excessivo pelos parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS). A menor incidência de peso excessivo ocorre entre as meninas de 6 anos, com 28,7%. No geral, 34,8% dos meninos entre 5 e 9 anos apresentam excesso de peso, enquanto nas meninas esse percentual é de 32%.









Dentro do universo das crianças com excesso de peso, parte relevante pode ser considerada obesa segundo os parâmetros da OMS. Segundo o IBGE, 14,3% da amostra total de crianças entre 5 e 9 anos são consideradas obesas. Mais uma vez, o percentual é maior entre os meninos, com 16,6% de obesos, que entre as meninas, com 11,8%.









Neste caso, o maior percentual de obesos está entre os meninos de 7 anos, com 18,6% do total pesquisado pelo IBGE. O menor percentual ficou com as meninas de 8 anos, com apenas 9,4% de obesas.









Na adolescência, o quadro é atenuado, embora 20,5% dos brasileiros entre 10 e 19 anos apresentem excesso de peso. Mais uma vez, o excesso de quilos é mais visível nas pessoas do sexo masculino, com 21,5% do total. A maior incidência é entre os jovens de 10 a 11 anos, com 30,5% acima do ideal definido pela OMS. A faixa com menor incidência de brasileiros com peso excessivo é das meninas de 16 a 17 anos, com 14,4%.









A obesidade também decresce na faixa de 10 a 19 anos, com apenas 4,9% do total de brasileiros nesta classificação. A maior incidência de obesos, 10,6%, é entre os meninos de 10 a 11 anos, enquanto, na outra ponta, as meninas de 16 a 17 anos têm incidência de apenas 2,7% de obesas.









Por fim, o IBGE constata que quase metade dos brasileiros com mais de 20 anos apresentam excesso de peso, uma realidade para 49% do total da população. Entre os homens, 50,1% estão acima do peso aceitável pela OMS, realidade que atinge 48% das mulheres.









A maior incidência de excesso de peso está nas mulheres de 55 a 64 anos, com 63% do total, enquanto a menor também é das mulheres, entre 20 e 24 anos, com 24,2%. Já os obesos respondem por 14,8% do total de brasileiros com mais de 20 anos. Os homens de 20 a 24 anos apresentam a menor proporção de obesos, com 5,1%.









"As informações sobre excesso de peso são muito contundentes", resumiu Márcia.









(Rafael Rosas



Valor)

5 comentários:

  1. Olá Monalisa obrigada pelas visitas de sempre e espero te ver sempre 100%. Beijos e tudo de bom Flor.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela visita Carinhosa:)

    que boom que voltouuuuuu
    nossa vida é bem corrida mesmo
    mas naoo someee

    Bju
    fica com Deus:)
    Semana Abencoada

    ResponderExcluir
  3. Vamos fugir dessas estatísticas e ficarmos sempre dentro do peso saudável, afinal de contas qto mais os anos passam pior é pra emagrecer, então melhor começar agora.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá Monalisa tudo bem? Minha altura é 1,65 sou baixinha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Eitaaaaa brasileirada fora do eixo heim!! rsrs...mas com um pouquinho de esforço conseguimos a cada dia! Super beijo!!!Fique com Deus...linda

    ResponderExcluir